Por que você não consegue trabalhar e despertar a sua energia feminina e usá-la a seu favor? Você já pensou nisso?
Aprenda a trabalhar e despertar a sua energia feminina. Hoje vou escrever sobre energia, mas não de energia geral e sim sobre a energia feminina, que temos de maravilhoso e muitas vezes não usamos a nosso favor.
Vou apresentar aqui algumas práticas para você experimentar sensações de fluidez, mais liberdade, mais diversão e mais receptividade para qualquer coisa que você resolveu fazer de sua vida.
Eu resolvi escrever sobre isso aqui no Blog porque muitas vezes a gente se sente tão esgotada, sem qualquer energia para nada, principalmente quando temos algum desentendimento no trabalho ou em casa.
Mas antes de eu escrever sobre as práticas que irão te ajudar a trabalhar e despertar a sua energia feminina, vamos diferenciar as energias masculina e feminina de acordo com o Taoísmo, que expõe a dualidade que existe no universo. Todos nós somos mesclas de estas duas energias, mas se eu te falasse algumas palavras e te pedisse para responder se seria energia feminina ou masculina, vamos ver o que você responderia…..
FLUIDEZ, INTUIÇÃO, DIREÇÃO, ÊXITO, EMOÇÃO, LÓGICA, LIBERDADE, AMOR, MONOTAREFA – QUE FAZ SOMENTE UMA COISA A CADA VEZ, COMPARTILHAMENTO
É evidente a diferença entre as duas energias.
Parece que a energia masculina (YOUNG energia) é mais de foco, de direção, de criação. Já a energia feminina (YIN) é mais receptiva, de amor, de abertura e de fluidez.
Eu não estou dizendo que não existem homens que tenham energia feminina e vice-versa, mas que é muito evidente estas diferenças, em termos gerais, isso é verdade.
E isso me faz pensar em uma parte do livro “Faça Acontecer” que a Sheryl Sandberg fala que nós mulheres deveríamos SENTAR À MESA. Nesta parte do livro ela conta a história de um governante que chegou no Facebook com quatro mulheres de sua comitiva e estas mulheres ficaram sentadas fora da mesa como se fosse uma plateia vendo a reunião acontecer. E depois deste episódio, Sheryl começou a defender a ideia de que nós mulheres devemos sentar-nos à mesa, tomar a iniciativa e sermos mais confiantes de nosso lugar na empresa, na família e usar esta nossa energia masculina para termos mais coragem e irmos atrás de nossos ideias.
Mas como a gente pode usar a nossa energia feminina para sermos mais espertas e conseguirmos nos posicionar de uma maneira efetiva sem ser arrogante, irritante e imponente, sem ter que se cansar e se desgastar absurdamente?
Eu tive que aprender muito para conseguir escrever sobre isso, pois eu tive uma vida de muito esforço e dedicação para conseguir chegar onde eu queria profissionalmente.
Meus pais sempre trabalharam muito para que eu e meu irmão pudéssemos estudar em São Paulo, pois morávamos no interior, em São João da Boa Vista. Eu sempre busquei empregos bons, fazer um MBA, ter uma carreira para orgulhar meus pais, mas definitivamente eu comecei a ficar exausta de todo esse meu esforço, viagens e reuniões intermináveis que não saíam do mesmo lugar.
Tinham dias que eu chegava muito mal em casa, chorando de raiva, de angústia e de impotência por não poder e não conseguir me expressar. Eu estava sempre no modo ON e mesmo que eu estivesse tentando relaxar sem fazer nada, eu me sentia culpada por estar sem fazer nada. Era um ciclo vicioso que não acabava mais.
Quando em 2018 eu tomei a decisão de iniciar o projeto Movimento em V tudo foi mudando lentamente e eu fui percebendo a minha energia feminina, o que eu poderia fazer para trabalhar e despertar esta energia feminina que existia dentro de mim e conseguir o que eu queria com um modo feminino de agir.
E aqui eu vou passar para você algumas práticas que eu adotei para mudar a minha energia e que pode servir muito para você também:
PRÁTICA 1: USAR A RECEPTIVIDADE
E quando eu falo de receptividade, eu falo nos dois sentidos, de dar e receber.
Sentido de dar, eu comecei a perceber a necessidade das outras pessoas e comecei a entender estas necessidades pensando que somos pessoas diferentes e cada um tem o seu tempo de aprendizado e que eu posso auxiliar as pessoas naquilo que eu tenho conhecimento.
Para você isso pode parecer muito simples, mas para mim é algo que eu não compreendia no passado, pois eu me irritava rapidamente e não conseguia compreender que nem todas as pessoas tinham a mesma agilidade de compreensão das coisas do que eu. Mas isso também acontece devido a EU querer me colocar em uma posição de respeito e autoridade perante os homens em uma reunião ou mesmo posicionar o meu argumento, e eu usava a minha energia “tida como masculina” em um grau excessivo e que me sobrecarregava mentalmente e emocionalmente. Hoje eu QUERO ser uma pessoa receptiva, eu QUERO que cheguem até mim para eu poder ensinar, compartilhar e contribuir de forma mais leve e descontraída.
O lado de receber é fundamental também. Além de eu parar alguns instantes do meu dia, geralmente pelas manhãs, quando eu acordo, para sentir como eu estou e simplesmente deixar fluir por 5 ou 10 minutos ali na cama e receber energias boas e intuir e deixar a conexão acontecer. Além disso, eu estou disposta a aberta a receber novas ideias de outras pessoas e escutar mais do que falar, principalmente no ambiente de trabalho.
Use a sua delicadeza feminina para conhecer mais a você e ser mais receptiva com os demais. Você notará a mudança de energia depois que trabalhá-la.
PRÁTICA 2: DEIXAR ACONTECER
Aqui estou me referindo ao sentido de não querer controlar tudo o tempo todo. Eu sou taurina, então vocês podem imaginar a dificuldade que eu tive de ceder a este comportamento?
E eu aprendi, pois eu realmente não tenho controle de nada e tudo vai acontecer na hora que deve acontecer, porque o resultado de um trabalho vem. Pode não ser no tempo que gostaríamos que viesse, mas ele vem. A grande questão aqui é você não desistir nunca, é você acreditar no seu projeto e saber que altos e baixos vão acontecer e você não pode se deixar levar pelos momentos ruins.
Quando começamos o projeto, eu queria controlar 100% o trabalho do Marcelo, meu marido e sabe o que acontecia? FIGHT. Quando eu resolvi deixar ele fazer as coisas dele no tempo dele e do jeito dele, tudo mudou e começamos a nos entendermos super bem.
SIM, É POSSÍVEL TRABALHAR COM SEU MARIDO!
E sabe o mais legal de tudo isso? É que quando deixamos as coisas fluírem, elas acontecem. Um livro que me ajudou muito e que foi indicado pela minha querida amiga Dri, foi o livro “O tempo do Buda”.
Use a sua energia feminina para controlar as suas emoções e deixar a sua vida mais leve.
PRÁTICA 3: USAR MELHOR O SEU PODER
Saber o momento certo de usar o nosso poder é muito importante e para esta prática temos que deixar de lado a impulsividade e raciocinar antes de dizer coisas que na verdade não queríamos dizer.
Hoje quando eu me sinto atacada ou desvalorizada por alguma coisa que estou fazendo, não me irrito e revido, não não. O que eu faço é dar aquela pausa estratégica para pensar ou então dar uma voltinha na cadeira e depois falar de uma maneira bem calma e feminina o que eu estou pensando.
Estas pausas fazem o nosso cérebro reorganizar a ideia e atuar de uma maneira gentil e feminina, mesmo quando a sua vontade seja de dar um mata leão na pessoa. Isso te fará sentir muito melhor e pode ter a certeza que te colocará em outro nível dentro da empresa, e não será rotulada de louca histérica…
A sua energia será trabalhada e despertada sem mesmo que você perceba e as suas atitudes vão mudando, pois se sentirá muito mais feminina e ao mesmo tempo FORTE e DECIDIDA para lutar pelos seus ideais.
Deixe um comentário