Ideias originais

Ideias originais: 3 maneiras de criá-las

 

Você já parou para pensar em quantas informações você tem adquirido ultimamente pela internet, televisão e outros meios? E muitas vezes você até teve vontade de iniciar um projeto novo, já teve várias ideias que passaram pela sua cabeça, já conversou com amigos sobre o assunto ou até mesmo começou um curso. No entanto, desistiu de tudo, porque começou a ver inúmeras pessoas na internet fazendo coisas muito parecidas com aquelas que você estava pensando em fazer, não é mesmo?

Isso acontece de verdade! Algumas vezes converso sobre projetos de vida com pessoas muito próximas a mim e elas me dizem que tudo é muito difícil, seja porque têm pessoas muito melhores, ou porque levará muito tempo para ser reconhecido no mercado. Mas, sempre estão se comparando com os demais e colocando os demais como muito melhores que elas.

Isso pode acontecer com você e também com pessoas que você conhece. E é absolutamente normal essa sensação mesmo.

Talvez você queira criar alguma coisa nova no seu trabalho atual e está paralisado, ou desenvolver um projeto, ou escrever um e-book, criar seu site, começar seu PODCAST ou qualquer outra coisa, mas está totalmente bloqueado por prestar mais atenção nas outras pessoas e não olhar para você.

Então, como fazer?

A pergunta correta seria: como fazer isso se muitas vezes você já coloca na sua cabeça que não tem criatividade para fazer alguma coisa nova?

Se você já assistiu aos meus vídeos anteriores, vai se lembrar do que eu falei sobre habilidade. Pois bem, na minha opinião você não precisa ter nascido com o dom da criatividade para criar algo diferente e original, pois você pode adquirir habilidades para isso.

Se você não viu ao meu vídeo anterior, depois de ler este post, vai lá e assista ao vídeo “Você deve estar pensando do jeito errado”. Por que você não consegue sair do lugar?

Mas, vamos falar aqui das maneiras que eu encontrei para criar algo original e diferente. Como eu faço isso e como isso pode te ajudar a criar algo também.

Por isso, eu resolvi te ajudar com 3 maneiras de criar ideias originais. Este texto é para você que tem muita vontade de criar algo novo, com originalidade para se destacar perante aos demais, mas acaba se boicotando o tempo todo.

3 maneiras de criar ideias originais

PRIMEIRA MANEIRA: Desenvolver sua própria opinião sobre alguma coisa

Ideias originais

Essa maneira é bem fácil e qualquer pessoa pode fazê-la. Para eu concluir uma opinião, eu começo a estudar muito sobre o assunto que quero abordar. Leio livros, estudo artigos, faço cursos online, faço muitas pesquisas e depois começo a questionar sobre aquilo que estou estudando.

Primeiro faço uma análise e verifico se estou de acordo ou não com os posicionamentos que li.

Após isso, pergunto para mim mesma o porquê estou (ou não) de acordo com aqueles argumentos que estudei. Ou até mesmo estou de acordo, MAS existem alguns pontos que não funcionariam do meu ponto de vista.

Com base nestes entendimentos que formei, busco alguém que conheça sobre o assunto para discutir o tema, e por fim crio meus próprios conceitos e ideias.

Quando estou totalmente de acordo, encontro histórias vividas por mim que demonstram o porquê estou de acordo com o tema e como eu posso adicionar os meus pontos neste tema.

Quando não estou de acordo, busco argumentos sólidos que dão embasamento para discutir o meu ponto de vista.

E quando estou de acordo em partes com o tema, eu descrevo o que – em minha opinião – eu mudaria e o que (ou quais) seriam as exceções para mim.

Então, quando você estiver se especializando sobre algum tema, você deve se perguntar e responder:

  • Por que eu não concordo com estas ideias?
  • Eu concordo com estas ideias, mas…
  • Sim, eu concordo e poderia ainda adicionar mais entendimentos sobre isso.

Com isso, você estimula o seu cérebro a pensar e criar posicionamentos que irão se alinhar com seus valores.

Sabia que ao fazer isso, está criando temas originais que poderão ser utilizados para desenvolver seus projetos e encontrar soluções, tornando-se um expert no assunto? Pois bem, você estará desenvolvendo a sua própria opinião e desenvolvendo uma metodologia.

SEGUNDA MANEIRA: Produzir muitas ideias

Ideias originais

Quanto mais eu produzo mais ideias surgem em minha mente, isso é indiscutível!

De acordo com o livro “Os Originais” do Adam Grant, QUANTIDADE = QUALIDADE. Existe uma máxima de um balanço entre quantidade e qualidade – se você quiser realizar um bom trabalho, você deve fazer menos daquilo.

Ok, isso pode ser verdade quando você está focado em somente uma estratégia e somente em um objetivo, principalmente no mundo corporativo.

Existe um equilíbrio entre quantidade e qualidade. Geralmente, está relacionado ao ambiente de trabalho corporativo, pois quanto mais foco você tem, menos diversificação de ideias você terá e mais qualidade conseguirá.

No entanto, quando se trata de geração de ideia, eu estou certa de que quantidade é imprescindível!

Quantidade é a trajetória mais previsível para a qualidade.

Quem me conhece sabe o tanto de ideias que tenho e o quanto eu produzo de conteúdos e informações. Tenho notas por todos os lados e adoro pensar em novos negócios, novas habilidades e novos conhecimentos.

No final de semana, eu vejo todas as notas e o que pode funcionar e o que não tem nada a ver. Muita coisa vai para o lixo, pois faço o refinamento das informações para trazer o que de fato tem valor.

Além disso, estas novas ideias me conectam a mais pessoas e isso é incrível, pois quanto mais eu conheço pessoas, mais consigo desenvolver e aprimorar minhas ideias. É uma sensação maravilhosa de explosão de criatividade.

Vocês sabiam que:

Shakespeare produziu em duas décadas 37 peças e 154 sonetos?

Mozart compôs mais 600 peças antes dos 35?

Einstein escreveu 248 publicações?

 

TERCEIRA MANEIRA: Convidar à crítica

feedback

Essa é uma maneira bem peculiar de te fazer buscar novas ideias e olhar o seu projeto ou trabalho por outra perspectiva.

Convide pessoas que você tem confiança e explique para elas o seu projeto, mostre quais os seus planos, como você deseja realizá-los e depois solicite a elas que destruam o seu projeto.

Peça para que te contem o porquê seu projeto pode dar errado, o que não entenderam sobre o assunto, o que pode ser melhorado e o que eles fariam diferente.

Você pode gravar ou escrever tudo que te disserem e então você terá um pote de ouro nas mãos para criar, inovar e desenvolver ideias originais por meio das informações que recebeu.

Geralmente, eu faço isso com meu marido quando vou escrever os roteiros dos meus vídeos e quando criei o projeto Movimento em V. Ele me disse tudo o que achava e o que não fazia sentido para ele, assim, por meio de suas informações eu comecei a desenvolver minhas próprias ideias.

Tags: No tags

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Campos com * são obrigatórios.