A energia feminina é uma das maiores e melhores características naturais que temos, porém, desde muito cedo deixamos de lado essa força para nos adequar a padrões com o objetivo de sermos aceitas.
Pagamos um preço alto ao fazer essa escolha inconsciente e adotamos posturas que nos limitam e muitas vezes nos adoecem.
Ao falar de energia acho importante diferenciar as energias masculina e feminina.
De acordo com o Taoísmo, que expõe a dualidade que existe no universo, todos nós somos mesclas destas duas energias:
Yang – a energia masculina que é mais de foco, de direção e de criação.
Yin – a energia feminina, que é mais receptiva, de amor, de abertura e de fluidez.
Tendo mais consciência de cada uma delas temos mais chances de nos posicionar de maneira efetiva sem precisar ser arrogante, irritante ou imponente, sem ter que se cansar ou se desgastar absurdamente.
Em 2018, quando tomei a decisão de iniciar o meu projeto pessoal de fomentar a “Cultura da Generosidade” e as práticas da generosidade com limites (alterismo), percebi o poder da minha energia feminina e como eu poderia usá-la a meu favor para conseguir o que eu queria de um modo mais saudável e recompensador.
Vou dividir aqui algumas práticas que adotei para mudar a minha energia:
RECEPTIVIDADE: Use a sua delicadeza feminina para se conhecer mais e ser mais receptiva com os demais.
A receptividade envolve dois sentidos: dar e receber.
No sentido de dar é perceber a necessidade das outras pessoas e entender, sob o aspecto de que somos pessoas diferentes, que cada um tem o seu tempo de aprendizado.
Ser uma pessoa receptiva permite que os outros se aproximem e fica mais fácil de auxiliar naquilo que se tem conhecimento para poder ensinar, compartilhar e contribuir de forma mais leve e descontraída.
O lado de receber é fundamental e permite estar disposta e aberta a receber novas ideias e escutar mais do que falar, principalmente no ambiente de trabalho.
DEIXAR ACONTECER: Use a sua energia feminina para controlar as suas emoções e deixar a vida mais leve.
Aqui eu me refiro ao sentido de não querer controlar tudo o tempo todo. As coisas acontecem na hora que devem acontecer, porque o resultado de um trabalho vem. Pode não ser no tempo desejado ou até mesmo esperado, mas ele vem.
A grande questão aqui é você nunca desistir e acreditar no seu projeto, no seu propósito. Altos e baixos vão acontecer, fato. O que não pode é se deixar levar pelos momentos ruins.
USAR MELHOR O SEU PODER: Identifique o momento certo de usar o poder feminino.
Essa percepção é muito importante e para que isso aconteça você precisa deixar de lado a impulsividade e raciocinar antes de falar e expor coisas que na verdade não quer.
Hoje quando eu me sinto atacada ou desvalorizada por alguma coisa que estou fazendo, não me irrito e ou revido. Eu adotei a pausa estratégica como mecanismo para pensar e depois falar de uma maneira bem calma e feminina o que eu estou pensando.
Estas pausas fazem o nosso cérebro reorganizar a ideia e atuar de uma maneira gentil e feminina. Isso fará você se sentir muito melhor e vai te colocar em outro nível dentro das relações.
Resgatar a energia feminina e usar de maneira consciente é uma maneira inteligente de acelerar o seu desenvolvimento e conquistar tudo o que deseja em sua vida.
O caminho não é de flores e não vivemos em um conto de fadas, mas escutar a nossa intuição nos leva para a direção correta da realização pessoal e profissional.
Deixe um comentário