Todos nós temos medo de arriscar-nos e sem ao menos tentar, já pensarmos que nosso projeto não irá funcionar. Eu escuto muito isso de mulheres que não se arriscam e não começam a fazer o querem porque estão sempre dizendo que têm medo, mas muitas vezes elas nem sabem o porquê deste medo e se realmente este medo existe ou se é uma coisa automática falar que têm medo. É importante aprender a viver sem medo de errar!
Mas antes você deve entender e tentar compreender de onde vem esse medo. Qual é a natureza deste medo?
E se você pensar bem, geralmente este medo está relacionado com questões emocionais criadas por nós mesmas.
Pensa aí: medo de rejeição, medo de não aceitação, o medo de sempre….e se não der certo, o que os outros vão pensar?
No mundo corporativo, tem muita gente que tem medo por exemplo de fazer uma apresentação para uma audiência. Geralmente isso está relacionado à não aceitação, pensando que as pessoas não irão gostar de sua apresentação ou então ao medo de travar, bloquear na hora de se comunicar.
E isso é inconsciente. Está dentro de você e o corpo percebe esse seu medo e demonstra através de sintomas fisiológicos como por exemplo ficar vermelho ou tremer.
Eu por exemplo várias vezes, quando eu estava fazendo apresentações no começo da minha carreira, ficava vermelha e depois já ia voltando ao normal na hora que eu entendia que já tinha o controle do que eu queria apresentar.
Outro ponto interessante aqui de ser comentado é que o ser humano tem a necessidade de aceitação desde os primórdios dos homo sapiens. Eles criavam grupos e eles tinham que ser aceitos por estes grupos e quando não eram aceitos, eles eram rejeitados.
E na verdade isso está em nosso subconsciente pois como vivemos em uma sociedade, queremos fazer parte dela e dos grupos e ser aceito por todos ao nosso redor.
Então é normal a gente ter medo de errar e de repente não ser aceito.
Além de tudo isso tem a questão de que agimos de acordo com o que pensamos. Geralmente nós mulheres pensamos e queremos atingir a perfeição e se as coisas não saírem como planejamos temos medo da frustração.
Criamos muitos medos em nós que na verdade nem existem.
Mas hoje somos capazes de mudar isso na nossa mente. Porém se a gente não tentar mudar essa situação e entender que podemos melhorar e aprender a cada movimento de ação que a gente fizer, nunca conseguiremos viver sem medo de errar e vencer os obstáculos que aparecerão.
Pergunte para você mesma: O que é isso que estou sentindo? Por que estou sentindo isso?
E quando descobrir os seus verdadeiros sentimentos, começará a olhar racionalmente para o seu medo e ver que não deveria tê-lo, pois é uma coisa tão idiota que nem merece a pena pensar e logo vai se tornando mais confiante para as suas decisões de vida.
Quanto mais confiante você fica, mais você compreende os seus sentimentos e quanto mais você compreende os seus sentimentos, mais confiante você fica. É como uma engrenagem.
Ou você acha que as mulheres poderosas que conseguiram chegar onde estão hoje não tiveram medo? Ledo engano!
Com certeza no início não foi fácil para elas também, mas hoje com a prática, o treino e o aprendizado, elas conseguiram falar em público, falar para a câmera, ensinar muita gente e desenvolver muitas pessoas, sem medo de errar.
Se você buscar depoimentos de mulheres famosas como por exemplo a cantora Adele, que tinha insegurança para entrar no palco para cantar ou até mesmo a jornalista Ana Paula Padrão, que tinha medo de falar em público, vai perceber a semelhança que elas têm com você. A única diferença é que elas venceram estes medos.
E o que fazer para conseguir viver sem medo de errar?
Primeiro: PENSE NO ERRO COMO MÉTODO DE APRIMORAMENTO
Você deve falar para você mesma que se você não tentar, você nunca irá saber o resultado. E se você errar, você poderá usar isso para seu aprimoramento. As coisas não saem sempre do jeito que a gente quer, mas lembre-se: FAÇA e cometa erros, pois se você achar que tudo está perfeito, você nunca terá novas ideias.
Segundo: PARA DE PENSAR NA CONDICIONANTE – E SE?
A gente sempre pensa nas coisas negativas que podem acontecer se a gente começar algo novo, não é mesmo?
Mas eu desejo que você pense nas oportunidades que você pode perder na sua vida por ter medo e por deixar passar, como por exemplo, o emprego que tanto queria, a apresentação da sua vida, o seu grande amor…
Eu mesma falava para mim quando comecei: ahhh e se eu pedir demissão do meu super emprego seguro o que vai acontecer? E depois eu mesma respondia para mim, vou perder a oportunidade de fazer o que eu sempre sonhei alinhado com meus valores, vou perder a oportunidade de ajudar mais mulheres, vou perder a oportunidade de ganhar mais dinheiro…..e já mudava meu mindset para o progresso.
Ok, vou perder um emprego estável, mas eu vou ganhar flexibilidade de tempo e trabalhar de onde eu quiser.
Ok, vou perder estar em uma organização já estruturada, mas com o meu projeto eu vou trabalhar de acordo com meus objetivos e valores e poderei crescer mais rápido do que trabalhando nos dois lugares.
Ok, vou perder o meu salário mensal, mas fazendo o que eu quero poderei ganhar ainda mais dinheiro.
Terceiro: FOCO NO PROGRESSO
No meu vídeo sobre “Ameaças x Incentivos” Mudanças de comportamento que funcionam, eu mostro que um incentivo positivo faz com que o cérebro conecte isso ao progresso e ao seu desejo de melhora e isso ajuda a mudar o seu comportamento e o das demais pessoas a sua volta.
Se você focar neste crescimento, pode ter a certeza que a sensação de leveza irá estar presente dentro de você e te ajudará a não pensar em coisas negativas. Pare agora de focar no NÃO e foca naquilo que você quer fazer, quer criar e desenvolver para você.
Você não deve se intimidar pelo processo. É o mesmo quando você começa uma dieta…é tudo muito difícil e doloroso, mas você deve pensar no que isso te trará de bom no futuro e focar na mudança e no resultado desta sua mudança.
Entenda como um desafio positivo e que você possa desfrutar deste processo e deste tempo que estará envolvido com o NOVO em sua vida.
Ou seja, quanto mais você estiver obcecado pelos seus medos e suas dores, mais o seu cérebro e o seu corpo te impedirão de fazer aquilo que você quer.
Quando você parar de noiar com as suas dores e se preocupar demais com aquilo que nem começou a ser feito, você irá mexer automaticamente com a sua mente e melhorar a sua vida.
Entre a gente aqui: quem não quer melhorar a vida em algum aspecto?
E quem não tem bloqueios inconscientes?
Então agora é o momento de você fazer os exercícios acima e se perguntar:
= que eu quero a partir de agora para mim? E por que eu não estou fazendo?
Você irá encontrar as respostas que buscava.
Deixe um comentário